Clean & Safe

#STAYSAFESTAYWITHUS

A STAY HOTELS definiu um conjunto de práticas a implementar face à situação de pandemia COVID-19, de modo a prevenir a proliferação da doença e a criar espaços limpos e seguros. O objetivo é dar resposta às recomendações das entidades oficiais - como a Direção-Geral da Saúde e a Organização Mundial da Saúde -, permitindo aos colaboradores e clientes uma convivência sã nos nossos hotéis. Todos os STAY HOTELS assumem o selo "Clean & Safe" do Turismo de Portugal e o Selo Europeu de Segurança COVID-19, criado pelo Comité Europeu de Normalização em parceria com a Comissão Europeia.



A nossa Equipa

Todos os Colaboradores receberam a devida (in)formação específica sobre:

• Protocolo interno relativo ao surto de COVID-19;

• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de COVID-19, incluindo os procedimentos:

higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas. Fricção com solução hidro alcoólica após cada atendimento/contacto manual e, pelo menos, a cada 30 minutos.

- etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.

- conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.

• Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal  e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar;

• Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos;

• Uso correto da máscara durante todo o período de trabalho, respeitando as condições de higiene e segurança durante a sua colocação, utilização e remoção.


Limpeza e Desinfeção

Todas as unidades asseguram:

• Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção da infeção;

• Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores);

• Preferência por limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó;

• A renovação regular de ar das salas e espaços fechados. Relativamente a este ponto, incentivamos ainda todos os clientes a promover a ventilação natural adequada dos seus quartos, nomeadamente por abertura da(s) janela(s) ou varanda, sempre que possível;

• Nas zonas de restauração e bebidas, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores;

• A substituição de elementos de comunicação do hotel em formato físico por formato digital para reduzir as superfícies de contacto, nomeadamente no quarto e no bar.


O protocolo de limpeza e higienização garante:

• A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme protocolo interno;

• A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de dentro para fora, sem encostar ao corpo;

• A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).


Distanciamento Social

 Colocação de barreiras físicas (acrílico) no balcão de atendimento;

• Pequeno almoço servido em formato buffet, na sala de refeições. O uso de máscara é obrigatório durante o acesso, circulação ou permanência na sala, com exceção dos períodos de consumo. É possível solicitar o pequeno almoço em room service, numa box, sendo que deve ser consultada a respetiva taxa adicional;

• Limitação da capacidade máxima do elevador a 2 pessoas.


Tratamento de Casos Suspeitos

A operação assegura:

• Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde);

• A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da DGS;

• O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado, é segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.


A União Europeia e todos os seus Estados-Membros planearam uma reabertura segura da Europa. Por esse motivo, prepararam um instrumento interativo que lhe fornece as informações de que necessita para planear com toda a confiança as suas viagens e férias em Portugal (e na Europa), sem descurar a sua saúde e segurança. As informações, atualizadas com frequência, estão disponíveis em: https://reopen.europa.eu/pt/map/PRT


 


Aceda ao Protocolo Interno COVID-19 e a toda a informação sobre os nossos serviços.

 


Se tiver alguma dúvida relacionada com as medidas de higiene e segurança adotadas pela STAY HOTELS, por favor entre em contacto com o nosso Departamento de Qualidade & Ambiente: